21 de dezembro de 2016

SANTA HELENA FUTEBOL CLUBE

SANTA HELENA FUTEBOL CLUBE
Santa Helena Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira de Santa Helena de Goiás, no estado de Goiás. É carinhosamente apelidado de "Fantasma do Interior".
Desde sua fundação, em 1965, o SHEC sempre foi uma força do interior goiano, disputando diversas vezes a 1ª divisão do campeonato local. Só que com a falta de administração do clube, a década de 90 e início dos anos 2000 foram tenebrosos, fazendo com que o clube chegasse a decretar falência. O fantasminha sempre foi uma atração para o campeonato, conseguindo lotar o seus estádio em quase todas as partidas, e isso fez com que um grupo de pessoas da cidade decidissem reerguer o clube.
Liderados por Alcir Elias de Oliveira, um empresário local, o clube renegociou suas dívidas, conseguiu patrocínios (tanto na cidade como fora) e chegou a realizar um bingo para levantar fundos para a disputa da 3ª divisão do campeonato Goiano de 2007. O Objetivo foi atingido. Com uma campanha impecável, o Fantasminha venceu todas as partidas e sagrou-se campeão do torneio. Em 2008, com um péssimo início de campeonato, a campanha na 2ª divisão foi mais complicada, mas a equipe voltou a vencer e com uma surpreendente arrancada final conquistou o bicampeonato goiano da 2ª divisão.
A equipe voltou a elite com honras. A campanha foi elogiada, já que o SHEC só não se classificou para as semi-finais por causa do regulamento do campeonato (ficou em 4º geral, mas como ficou em 3º lugar em sua chave que contava com Goiás e Atlético-GO, não se classificou). O ano de 2010 sem dúvida é o grande marco da equipe. Com uma surpreendente campanha na 1ª fase na elite do futebol goiano, onde a equipe terminou na segunda coloção, o Fantasminha se classificou para a semi-final. Com duas vitórias (3x1 e 4x2) nos dois jogos realizados, o SHEC eliminou umas das maiores forças do futebol goiano, o Vila Nova. Esse resultado mostrou como a equipe tinha maturidade suficiente para jogar a final com a forte equipe do Atlético e poder surpreender. Mais na decisão não conseguir mostrar um bom futebol e foi derrotado pelo Atlético goianiense por 4x0 e 3x1, ficando com o vice-campeonato.
Em 2011 o Santa Helena fez um péssima campanha e terminou na 9º posição sendo rebaixada para segunda divisão do goiano.
Em 2012 de volta a segunda divisão, fez uma boa campanha terminando a primeira fase em quarto lugar, mais nas semifinais não conseguiu superar o Anápolis (derrota em casa por 2x1 e vitória fora de casa por 1x0) permanecendo mais um ano na segunda divisão.
Em 2013 fez uma primeira fase melhor que a de 2012 classificando-se em 3º lugar. Nas semifinais enfrentou a Anapolina e com dois empates e muita tristeza (1x1 e 2x2) não conseguiu chegar ao objetivo de voltar a elite do futebol goiano.
Em 2014, ainda sentida pelo quase acesso do ano anterior, o Santa Helena não fez boa campanha e terminou a primeira fase em terceiro do seu grupo, não chegando ao quadrangular final e permanecendo pelo 4º ano consecutivo na segunda divisão.
2015 não foi diferente para o Santa Helena que repetiu a mesma performace do ano anterior e mais uma vez não consegue subir para a elite do futebol goiano.
Em 2016, o que parecia difícil ficou ainda pior. O Santa Helena fez a pior campanha desde que desceu da primeira divisão e terminou com a segunda pior campanha da Série B, que o rebaixou para a terceira divisão do Campeonato Goiano de 2017.

FUNDAÇÃO
29/10/1965

ENDEREÇO
Rua 8, nº 158, Santa Helena (GO)
CEP: 75920-000

ESTÁDIO
ESTÁDIO PEDRO ROMUALDO CABRAL
CAPACIDADE: 7.500

APELIDO
SHEC
Fantasma do Sudeste

MASCOTE
Fantasma













PRESIDENTE
Fábio Pires (Paquito)

TREINADOR
Odair José

MATERIAL ESPORTIVO
Quique Sports

UNIFORME












TÍTULOS
{ 02 } Campeonato Goiano Série B: 1986 e 2008;
{ 01 } Campeonato Goiano Série C: 2007;
{ 01 } Torneio Início: 1973;
{ 01 } *Campeonato do Interior: 1987;

*Obs: O campeonato do Interior é a melhor colocação de times do interior no Campeonato Goiano.

JOGADORES HISTÓRICOS
  • Paulo Musse
  • Keninha
  • Gilmar Fubá
  • Lúcio Bala
  • Róbson Luís



Nenhum comentário:

Postar um comentário